O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB).
  • As imagens a serem utilizadas nos manuscritos devem conter uma declaração de cessão de uso destas. Deverá ser encaminhada no 4º passo da submissão (documento suplementar).
  • O texto está em espaço 1,5 linhas; usa uma fonte Times New Roman 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Foram enviadas as declarações de revisão gramatical e normalização do artigo, conforme consta nas Normas aos autores?
  • Foi enviada a Declaração de Importância, conforme consta nas Normas aos autores?

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Imagens da Educação é publicada sob o modelo Acesso Aberto e autoriza o uso de todo o material publicado para que possa ser copiado, compartilhado, difundido, parcial ou integralmente, em qualquer outro suporte sem qualquer restrição, em consonância com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 

Em relação às imagens disponíveis nos artigos, a Revista Imagens da Educação autoriza o seu uso e a reprodução, desde que sigam as regras disponíveis nas Regras do COPE, publicadas no site da Revista.

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

 Imagens da Educação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Chamadas Temáticas

O períodico Imagens da Educação pode publicar Chamadas Temáticas, e neste caso os autores e a revista obedecerão a todos os itens citados na chamada, além das normas regulares de publicação vigentes.

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do Cope ( Commitee on Publication Ethics) que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

com o objetivo de evitar a endogenia e diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 2 anos até publicarem qualquer outro artigo no periódico.

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a revista Imagens da Educação exige no mínimo o grau de doutor para todos os autores  interessados na submissão de artigos. Em se tratando de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Normas técnicas para submissão

a) As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português, espanhol, francês e italiano. Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, a qual deverá ser atestada por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar). As submissões devem ser feitas de acordo com o Template da Revista.

b) No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo quatro), biografia resumida, número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência. Deverá ser anexado, como documento suplementar, uma declaração para explicar a contribuição de cada um dos autores para o desenvolvimento do material, conforme o modelo de declaração de contribuição de cada autor.

c) Os artigos deverão conter: título, resumo, palavras-chave (em português, inglês e espanhol), introdução, subseções, considerações finais e referências.

d ) Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, bem como a normalização das citações e referências bibliográficas, que deverão ser atestadas por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com este modelo de declaração de revisão  e declaração de normalização.

e) O título, com no máximo vinte palavras, em português, em inglês e espanhol, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.

f) O resumo, não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até quatro palavras-chave, que não estejam citados no título, deverão ser acrescentada ao final. As palavras-chave também deverão ser escritas em inglês e espanhol, no final do resumo, abstract e do resumen, respectivamente.

g) Declaração de Importância: Os autores devem, obrigatoriamente, enviar uma breve declaração (Declaração de Importância) sobre o significado de sua pesquisa. Ela deverá ser escrita para um público em nível de graduação e limitada a 120 palavras. Será revisada pelos pares, junto com o artigo e será incluída na apresentação inicial. A Declaração de Importância terá que abordar os seguintes aspectos: a novidade e o significado do trabalho em relação à literatura existente; o impacto científico e o interesse para os leitores.

h) Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço 1,5 cm e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.

i) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior e direita 2,5 cm e esquerda de 2,5 cm.

j) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

k) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores serão aceitas e publicadas na versão on-line.

l) As figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura, e não deverá ultrapassar 16 cm.

m) As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.

n) As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA).  Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Garraffoni (2007) ou (Garraffoni, 2007); para dois autores: Virtuoso e Rabelo (2015) ou (Virtuoso & Rabelo, 2015); para três a cinco autores (1.ª citação): Gheorghiu, Gruson e Vari (2008) ou (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) e, nas citações subsequentes, Gheorghiu et al. (2008) ou (Gheorghiu et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.:Cachioniet al. (2015) ou (Cachioniet al., 2015).

o) As fontes das citações de obras clássicas (até o século XVIII) deverão seguir normas próprias consagradas pela tradição, conforme exemplos abaixo: Exemplo 1 (autor como parte do texto): Homero exulta o povo: "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Ilíada, X, 173); Exemplo 2 (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Homero, Ilíada, X, 173); Exemplo 3 (citação textual de versos - edição original): "Non iam coniugium [...]" (Vergilio, Eneida, IV, 431-434). Todavia, as referências no final devem seguir o padrão APA vigente.

Modelos de Referências

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhamento justificado, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma daAmerican Psychological Association (APA). Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação.

Artigos

Um autor

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Dois autores

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77.

Até sete autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399.

Oito ou mais autores (devem-se indicar os seis primeiros, inserir reticencias e acrescentar o último autor)

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103

Anais

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

Livros

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge.

Tese

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

 

Traduções

Essa seção destina-se a traduções de textos internacionais que estejam vinculados ao foco e escopo da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.