Creative commons
Digital Object Identifier System
A Revista Imagens da Educação tem como objetivo publicar trabalhos relacionados à Educação, que não tenham sido publicados ou divulgados em qualquer revista, espaço virtual ou evento. As submissões devem ser inéditas e ter vínculo com um dos três eixos temáticos da Revista: (1) Políticas Públicas e Gestão Educacional; (2) Estudos de Imagens; (3) Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores.
O texto deve atender às normas de publicação e a linha editorial da Revista. Em relação aos idiomas para publicação, são aceitos textos em português, em espanhol, em inglês e em francês. A Revista NÃO cobra qualquer taxa dos autores.
O processo de avaliação ocorre por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, Open Journal System (OJS), portanto somente os artigos devidamente submetidos nesse sistema serão avaliados e não será considerada válida qualquer outra forma de avaliação. Para cadastrar-se no sistema e fazer novas submissões, clique AQUI
Disseminar de forma ágil as ideias originais e as novas propostas científicas produzidas pela comunidade científica na área da Educação, viabilizando o registro público e a preservação do conhecimento.
Para acessar a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, documento que sintetiza nossas concepções acerca do assunto, clique AQUI.
Antes de submeter o artigo, verificar o foco, o escopo e as diretrizes do periódico.
Assegurar que o manuscrito é original, que não tenha sido publicado em outro meio de divulgação e que contribui para o avanço do conhecimento no campo da educação.
Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
Obedecer às normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de vínculo da pesquisa retratada no artigo, quando o estudo envolve seres humanos ou animais, sendo imprescindível a indicação do número do protocolo da pesquisa no referido Comitê. As pesquisas brasileiras devem atender às resoluções CNS nº. 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos), CNS nº. 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais), bem como aos seguintes Documentos do CNPq: ‘Ética e integridade na prática científica’ (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11htm); ‘Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes); Documento Ética e Pesquisa em Educação – v. 1 (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-apend´-apresenta-documento-e-etica-em-educação-subsidios)
Certificar-se que o texto não apresente expressões, excertos e informações que possam se configurar plágio.
Quando se tratar de tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do texto.
Os autores, até o limite de quatro, devem ter participado diretamente da concepção e do desenvolvimento do artigo.
Após a submissão, se o autor observar qualquer imprecisão que necessite de adequação ou de correção, deverá comunicar o fato aos editores.
Informar o número do registro ORCID e a filiação institucional dos autores.
Observar a exigência de titulação de doutor de pelo menos um dos autores para a submissão de artigos.
Para evitar conflitos de interesses e assegurar a imparcialidade, no decorrer do processo de avaliação, as identidades dos pareceristas e dos autores são mantidas em sigilo.
Após a avaliação prévia pela equipe editorial, cujo objetivo é verificar se os artigos estão adequados ao foco e ao escopo da Revista e se atendem às normas informadas no site, os artigos são avaliados por dois pareceristas externos à Revista, ou seja, aplica-se o processo duplo-cego. Quando um artigo recebe pareceres contraditórios, isto é, um aceite e uma rejeição, ele é encaminhado a um terceiro parecerista, também externo à Revista e anônimo.
Os autores podem acompanhar o processo de avaliação das suas submissões no SEER, utilizando para acesso o seu login e a sua senha. No ambiente destinado aos autores, é possível o acesso aos pareceres.
É disponibilizada uma lista de diretrizes a serem examinadas pelos pareceristas que incluem os seguintes aspectos: originalidade do artigo; pertinência da discussão, dos dados informados, da interpretação, da metodologia e das referências citadas; clareza e adequação do título, do resumo, das palavras-chave, da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.
O aceite do artigo pode ser total ou condicionado às reformulações ou às correções propostas pelos avaliadores e pelos editores. Modificações de estrutura e de conteúdo sugeridas no decorrer do processo de avaliação somente são realizadas mediante concordância dos autores.
Essas orientações são seguidas tanto nas avaliações de artigos submetidos em fluxo contínuo, quanto na avaliação de artigos submetidos a chamadas temáticas.
Ao término do processo de avaliação, os artigos podem receber pareceres com a recomendação de alterações e/ou adaptações para o aprimoramento do texto. Nesses casos, os artigos devem ser alterados e/ou reformulados pelos autores conforme as orientações da equipe editorial, no prazo definido por ela. Artigos não alterados e/ou reformulados ou entregues fora do prazo estabelecido podem ser recusados pela equipe editorial.
Quando o artigo é aprovado, ele sai do status de “Em avaliação” e passa para o status “Em edição”, fase em que o texto é preparado para a sua publicação. Durante o processo de editoração, a equipe editorial poderá entrar em contato com os autores para solicitar-lhes informações.
A aprovação do texto não garante a sua publicação no próximo número da Revista. Uma vez aprovado, entrará na fila para ser publicado, respeitando critérios de data de submissão e de região dos autores.
A Revista verifica a presença de plágio e de autoplágio nos manuscritos que recebe por meio do sistema do TUNITIN. A partir do Relatório obtido, os editores avaliam os dados e tomam suas decisões a respeito do manuscrito, que pode: i) ser devolvido aos autores, se constatado plágio e/ou autoplágio que superem 25% do texto; ii) ser devolvido aos autores com questionamentos em relação ao volume de plágio e de autoplágio, com o objetivo de orientá-los para uma possível revisão; iii) ser encaminhado ao processo de avaliação, conforme as diretrizes da Revista, se a avaliação constatar ausência de plágio e de autoplágio. Observa-se, ainda, que a Revista segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, de más práticas, de fraudes, de possíveis violações de ética.
2011 a 2020: Quadrimestral [online]
A partir de 2021: Trimestral [online]
Os nomes e os endereços informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados para a publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A Revista Imagens da Educação é publicada sob o modelo Acesso Aberto (open acess) e permite a qualquer pessoa a leitura e o download, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de Copyright Creative Commons Attribution 4.0.
A Revista Imagens da Educação utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Revista indexada em: Latindex; IRESIE-Base de Datos sobre Educación Iberoamericana; EBSCO-Fonte Acadêmica; EBSCO-Education Source; Dialnet, Elektronische Zeitschriftenbibliothek.
Creative commons
Digital Object Identifier System