CHAMADA TEMÁTICA: "DESAFIOS DA INDUÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
CHAMADA TEMÁTICA: DESAFIOS DA INDUÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Proponentes:
Profa. Dra. Amanda Oliveira Rabelo - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Profa. Dra. Maria João Mogarro - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)
Os primeiros anos da carreira docente são essenciais para a constituição da identidade profissional. Esse período é marcado por uma gama de sentimentos que transitam da satisfação em assumir uma profissão à angústia e à insegurança decorrentes do desconhecimento das múltiplas dimensões da docência, circunstância que pode gerar contradições, medos e incertezas capazes de comprometer o desenvolvimento profissional ao longo da carreira. São muitos e diversos os obstáculos enfrentados, desde questões burocráticas até aspectos científico-pedagógicos, emocionais e sociais, sendo também um período marcado pela necessidade de superação e de sobrevivência na profissão.
Independentemente do nível de educação em que o professor ingresse na carreira, essa reflexão é necessária em função da sua relação com a formação inicial e, posteriormente, com o seu desenvolvimento profissional docente. Portanto, a situação não é menos crítica na educação superior, sobretudo na construção da sua identidade docente em função da sua formação para a docência. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Brasil, 1996), a formação do professor na educação superior deixa para os cursos de pós-graduação stricto sensu a preparação para esta docência, sem uma regulamentação específica para tal formação do profissional responsável pela formação de futuros cidadãos e profissionais, tanto licenciados como bacharéis em diferentes áreas do conhecimento.
Na formação docente, Marcelo (1995) descreve as diferentes fases desse processo como um esquema sequencial de formação inicial, formação durante o período de iniciação e desenvolvimento profissional. Em sua obra, este autor apresenta o conceito de indução profissional como sinônimo de iniciação docente.
Para subsidiar a entrada dos professores na carreira, a discussão sobre a indução profissional docente tem ganhado destaque nas últimas décadas, no contexto educacional, como possibilidade de acompanhamento e inserção profissional dos docentes, a fim de minimizar os impactos emocionais que podem desencadear um “choque de realidade” e, em muitos casos, a desistência da carreira. A indução caracteriza-se como um momento em que os professores em início de carreira recebem acolhimento e apoio para o exercício exitoso da docência.
Entretanto, não há um consenso teórico sobre esse conceito. Nos últimos anos, Cruz, Farias e Hobold (2020), em um debate teórico sobre o início do trabalho docente, apontaram que o conceito de indução deve levar em conta a existência de um programa formal ou informal nos primeiros anos da carreira.
Mais recentemente, o professor Carlos Marcelo (2025), trinta anos depois da publicação de seu livro Formação do professor para mudança educativa, retoma a questão desse período importante na vida do professor, contemplando outros aspectos, inclusive a relação com os estudantes e colegas.
"El paso de la formación inicial al trabajo como docente es un periodo diferenciado. Utilicé el término iniciación como sinónimo de inducción. La inducción siempre existe sea planificada o informal. Aunque no haya programa un profesor principiante siempre pasa por un proceso de aprendizaje de la práctica. Este proceso puede ser informal y puede que el apoyo lo den los alumnos (que corrigen al profesor principiante), o puede recurrir a un profesor con experiencia que apoye como colega al principiante. Es la mentoria informal" (Marcelo, 2025, s/p).
Independentemente de a indução docente ser um conceito que leva em conta apenas os primeiros anos de experiência do professor (com uma formação mais informal) e/ou que englobe somente um programa formal de formação, há necessidade de fomentar pesquisas que contemplem essa realidade de forma mais objetiva, bem como de produzir dados sobre o desenvolvimento profissional docente na educação básica.
Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os resultados da pesquisa Talis (2018) apontam que 40% dos professores iniciantes passaram por alguma forma de indução (OCDE, 2019), enquanto, no Brasil, cerca de 19% dos professores do ensino médio vivenciaram um processo de indução em seu primeiro emprego (INEP, 2019). Desse modo, percebe-se a relevância de pesquisar e divulgar resultados sobre essa temática, de forma específica, na educação superior.
Portanto, este número temático busca reunir estudos, experiências e reflexões sobre os processos de indução profissional docente, tanto formais quanto informais, considerando seus impactos na formação e no desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação superior.
Palavras-chave: profissionalização docente; desenvolvimento profissional; indução profissional docente; professor iniciante; educação superior.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 11 jan. 2024.
CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, 1-15, e4149114, jan./dez, 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS) 2018. Questionário do Professor. Ensino Médio. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/questionarios/2019/questionario_professor_ensino_medio_2018_com_frequencias.pdf. Acesso em: 29 set. 2025.
MARCELO, C. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona: EUB, 1995.
MARCELO, C. Mensagem eletrônica. Mimeo. 2025.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 set. 2025.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT - OECD 2019. TALIS 2018 Results (Volume I): Teachers and School Leaders as Lifelong Learners. Paris: OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/talis-2018-results-volume-i_1d0bc92a-en.html Acesso em: 29 set. 2025.
ATENÇÃO:
Os artigos deverão seguir as normas apresentadas nas Diretrizes para Autores da Revista Imagens da Educação, da Universidade Estadual de Maringá, no seguinte endereço eletrônico: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/about/submissions
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Período de submissão: De 01 de dezembro de 2025 a 30 de junho de 2026.
Publicação: n. 16, v. 4, dezembro de 2026.
Editoras responsáveis: Profa. Dra. Solange Franci Raimundo Yaegashi (e-mail: sfryaegashi@uem.br) e Profa. Dra. Terezinha Oliveira (e-mail: toliveira@uem.br)







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