<b>Crimes e fenômeno bullyng na escola: imagens do cinema como fonte de pesquisa</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.13947
Resumo
O objetivo desse trabalho consistiu em contribuir com uma reflexão sobre crimes e fenômeno bullying no espaço escolar e sobre as possíveis causas da violência. Para tanto, utilizou-se como fonte de pesquisa o filme Um grande garoto e o documentário Tiros em Columbine por se tratar de práticas agressivas e violentas na escola. Descreveu-se partes de suas narrativas para discutir o fenômeno da violência, a partir da perspectiva de estudos culturais críticos. Concluí-se que a mídia pode ser um importante recurso didático de aprendizagem nas escolas e o seu discurso se constitui num dos fatores que influencia a formação cultural das crianças e o aumento das ocorrências agressivas na escola, se não houver uma reflexão crítica da imagem/mensagem transmitida.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).