<b>Programa odisseia: um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.16101

  • Miranda Cerqueira Rosario INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
  • Almeida Silva Leandro Universidade do Minho
Palavras-chave: Sobredotação, talentos, inclusão escolar, programas de enriquecimento

Resumo

A educação dos alunos com características de sobredotação continua a desafiar os educadores e legisladores nos diferentes países. Apesar das diferenças entre as sociedades em termos político, económico e cultural, e apesar de não haver um consenso acerca de uma única metodologia no atendimento às necessidades dos alunos sobredotados, diversos programas de identificação e de acompanhamento têm sido desenvolvidos. O propósito deste texto é o de descrever o programa de enriquecimento escolar Odisseia, concebido como um programa que procura promover experiências diversificadas para que os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico possam revelar e desenvolver as suas capacidades e talentos. Este programa de enriquecimento foi implementado pela primeira vez, nos anos letivos de 2004/06 numa escola privada do Distrito do Porto, havendo ainda outras implementações posteriores integrais ou parciais noutras escolas. A par da estrutura organizativa das sessões ao longo do programa, descreve-se a estrutura interna de algumas sessões, destacando-se a dinâmica das mesmas e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. São ainda descritos, exemplos de atividades e estratégias concretas seguidas na sua implementação, assim como resultados atingidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miranda Cerqueira Rosario, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Psicóloga pela Universidade de Coimbra, PhD pela Universidade do Minho em Psicologia área de especialização Psicologia da Educação, Mestre em Ciências da Educação Educação, na área de Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Educação e Trabalho- Porto. Membro Colaborador no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
Almeida Silva Leandro, Universidade do Minho
Psicólogo pela Universidade do Porto, PhD pela Universidade do Porto, em Psicologia (Psicologia da Educação). Professor Catedrático de Psicologia da Educação na Universidade do Minho. Docência e investigação nas áreas da cognição e da aprendizagem. Alguns projetos de investigação na área da sobredotação na população estudantil e da excelência na área profissional em adultos, centrados na avaliação e na intervenção
Publicado
2012-06-11
Como Citar
Rosario, M. C., & Leandro, A. S. (2012). <b>Programa odisseia: um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.16101. Imagens Da Educação , 2(2), 57-66. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i2.16101
Seção
Ensino e Aprendizagem