<b>Formação em gestão escolar: perspectivas para gestão democrática na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19454
Palavras-chave:
Formação continuada. Políticas educacionais. Gestão educacional
Resumo
O presente texto aborda a política de formação de gestores da educação básica focalizando o programa nacional escola de gestores, por meio do curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal Oeste do Pará/UFOPA a partir dos projetos de intervenção e sua contribuição para a prática da gestão escolar. Considera-se que na definição e operacionalização dessa proposta houve a intervenção de setores da sociedade civil organizada, o que lhe emprestou uma configuração singular no plano das políticas públicas em educação. Fazemos inicialmente a discussão sobre a questão da gestão educacional e o processo de formação continuada, enfatizando as exigências e demandas de formação para a implementação da gestão democrática na escola, tendo como fio condutor o projeto político pedagógico e o gestor escolar como ator e papel fundamental para esse processo. Apresentamos a intervenção na realidade educação com ênfase nos projetos de intervenção, como forma de demarcar mudanças e continuidades, bem como de contribuir para o enriquecimento na formação do gestor escolar do suporte teórico prático, e fortalecimento do processo de reflexão ação na realidade educacional, bem como o fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicasDownloads
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Publicado
2013-03-14
Como Citar
Colares, M. L. I. S., & Lima, G. S. N. (2013). <b>Formação em gestão escolar: perspectivas para gestão democrática na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19454. Imagens Da Educação , 3(1), 73-81. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19454
Edição
Seção
Políticas Públicas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).