(In)disciplina e violência na escola: uma análise sobre a (de)formação do indivíduo no contexto da sociedade de massas - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21811

  • Alex Sandro Corrêa IFSP "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia"
Palavras-chave: teoria crítica, educação, formação, bullying.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a problemática da indisciplina e da violência escolar, destacando alguns aspectos relacionados com o processo de socialização vigente no interior dos estabelecimentos escolares no contexto da sociedade de massas. O autor pretende mostrar que a complexidade das transformações sociais, culturais, políticas e econômicas tem provocado e suscitado novos problemas, trazendo dificuldades e desafios à educação formadora. Esses desafios tornam-se ainda mais problemáticos com o advento da era digital e a sua consolidação em uma sociedade de massas, de consumo e inclinada a transformar tudo em espetáculo; uma sociedade como a que se configura no capitalismo atual, habitada por contradições e, sobretudo, regida por uma lógica que opera por exclusão, dominação, exploração, competição e controle dos indivíduos, por aniquilar a autonomia desses indivíduos. Nesse sentido, o conjunto de questões levantadas e discutidas neste artigo visa refletir sobre o fenômeno da indisciplina e da violência escolar numa perspectiva não apenas pedagógica, mas, também, social, histórica e cultural. Tomaremos como referencial teórico de nossa análise as ideias dos pensadores da Escola de Frankfurt, em particular Adorno, Horkheimer e Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Corrêa, IFSP "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia"
Educação: ensinos médio e superior
Publicado
2013-10-29
Como Citar
Corrêa, A. S. (2013). (In)disciplina e violência na escola: uma análise sobre a (de)formação do indivíduo no contexto da sociedade de massas - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21811. Imagens Da Educação , 3(3), 38-50. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21811
Seção
Ensino e Aprendizagem