Do erro como fracasso ao erro como possibilidade de superação de dificuldades - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21959

  • Nadia Aparecida de Souza UEL, Londrina, Paraná
  • Miriam Cristina Cavenaghi Sibila
  • Larissa Costa Correia
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem, erro, ação docente.

Resumo

O erro é, geralmente, associado à ideia de fracasso, quando deveria estar associado à ideia de indicador diagnóstico a orientar ações de superação, o que faz questionar: como professores em formação inicial concebem o erro e como a ele reagem? O objetivo estabelecido foi: analisar o potencial imobilizador e mobilizador do erro, na superação das dificuldades de aprendizagem, tendo por baliza os sentimentos dele decorrentes. A pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, efetivando-se junto aos estudantes de turma de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública paranaense. A coleta deu-se por representação pictórica e registros escritos. A análise de conteúdo temática buscou aproximar os 23 desenhos, bem como, localizar prevalências nos registros escritos. Predominaram sentimentos extremamente negativos e imobilizadores em relação ao erro: raiva, frustração, medo, angústia. Apenas quatro participantes anunciaram ter no erro lócus de paragem e reflexão, visando à superação, ou seja, ter nele mobilizador para a ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Aparecida de Souza, UEL, Londrina, Paraná
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina, parecerista do Instituto Ncional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira, parecerista - Revista Ciência & Cognição e parecerista da Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, avaliação, formação de professores e ensino superior.
Publicado
2013-10-29
Como Citar
Souza, N. A. de, Sibila, M. C. C., & Correia, L. C. (2013). Do erro como fracasso ao erro como possibilidade de superação de dificuldades - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21959. Imagens Da Educação , 3(3), 51-61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21959
Seção
Ensino e Aprendizagem