Do erro como fracasso ao erro como possibilidade de superação de dificuldades - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21959
Resumo
O erro é, geralmente, associado à ideia de fracasso, quando deveria estar associado à ideia de indicador diagnóstico a orientar ações de superação, o que faz questionar: como professores em formação inicial concebem o erro e como a ele reagem? O objetivo estabelecido foi: analisar o potencial imobilizador e mobilizador do erro, na superação das dificuldades de aprendizagem, tendo por baliza os sentimentos dele decorrentes. A pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, efetivando-se junto aos estudantes de turma de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública paranaense. A coleta deu-se por representação pictórica e registros escritos. A análise de conteúdo temática buscou aproximar os 23 desenhos, bem como, localizar prevalências nos registros escritos. Predominaram sentimentos extremamente negativos e imobilizadores em relação ao erro: raiva, frustração, medo, angústia. Apenas quatro participantes anunciaram ter no erro lócus de paragem e reflexão, visando à superação, ou seja, ter nele mobilizador para a ação.
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