O apolíneo, o dionisíaco e a tragédia no ensino de física
Resumo
Investiga-se uma possível extensão ao ensino de física dos conceitos apolíneo e dionisíaco, categorias usadas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo para descrever o Teatro Grego Clássico. Eles expressam duas características complementares do homem grego, ou da mente humana em geral. O apolíneo refere-se ao sentido visual, ao aspecto plástico e à forma, à moldura, é limitado, definido, preciso, individual; o dionisíaco refere-se ao sentido auditivo, é afigurado, amorfo, ilimitado, indefinido, impreciso, coletivo. A aplicação desses conceitos, por similaridade, a algumas tendências contemporâneas de ensino de física sugere que as tendências mais férteis buscariam explorar essa complementaridade, enquanto as tendências mais estéreis estariam relacionadas à predominância quase exclusiva de um deles.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).