O apolíneo, o dionisíaco e a tragédia no ensino de física

  • Fabio Wellington Orlando da Silva CEFET/MG
  • Kelsen André Melo dos Santos Escola Estadual João Paulo I
Palavras-chave: Apolíneo, dionisíaco, ensino de ciências, ensino de física

Resumo

Investiga-se uma possível extensão ao ensino de física dos conceitos apolíneo e dionisíaco, categorias usadas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo para descrever o Teatro Grego Clássico. Eles expressam duas características complementares do homem grego, ou da mente humana em geral.   O apolíneo refere-se ao sentido visual, ao aspecto plástico e à forma, à moldura, é limitado, definido, preciso, individual; o dionisíaco refere-se ao sentido auditivo, é afigurado, amorfo, ilimitado, indefinido, impreciso, coletivo. A aplicação desses conceitos, por similaridade, a algumas tendências contemporâneas de ensino de física sugere que as tendências mais férteis buscariam explorar essa complementaridade, enquanto as tendências mais estéreis estariam relacionadas à predominância quase exclusiva de um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Wellington Orlando da Silva, CEFET/MG
Departamento de Física e Matemática
Kelsen André Melo dos Santos, Escola Estadual João Paulo I
Bacharel em Filosofia (PUC), mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG).
Publicado
2015-03-04
Como Citar
da Silva, F. W. O., & dos Santos, K. A. M. (2015). O apolíneo, o dionisíaco e a tragédia no ensino de física. Imagens Da Educação , 5(1), 37-45. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23332
Seção
Ensino e Aprendizagem