Aprendizagem docente na formação inicial de acadêmicas do Curso de Pedagogia
Resumo
Este estudo está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado: Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. O objetivo do estudo foi compreender a aprendizagem docente de acadêmicas em formação inicial. Utilizamos pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos de Connelly e Clandinin; Imbernón; Libâneo e Pimenta; Pimenta; e Nóvoa, para a construção e a análise dos achados da pesquisa. A metodologia adotada é qualitativa, de cunho narrativo sociocultural a partir das narrativas de acadêmicas em formação inicial. A categoria de análise produzida foi à aprendizagem da docência, que se constituiu por quatro dimensões norteadoras: a tomada de consciência, o inacabamento, a relação teoria e prática e a atividade de estudo. Estas dimensões proporcionaram a compreensão de recorrências significativas na trajetória formativa, que implicam na aprendizagem da docência das acadêmicas. Assim, reconhecemos a complexidade da aprendizagem de ser professor e que a aprendizagem na formação inicial se constitui a partir da tomada de consciência, do inacabamento, da busca da relação teoria e prática e da atividade de estudo, dimensões que caracterizam este processo.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).