Aprendizagem docente na formação inicial de acadêmicas do Curso de Pedagogia

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andressa Wiebusch Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Palavras-chave: Processos Formativos. Aprendizagem de Ser Professor. Formação de Formadores. Estudantes da Pedagogia.

Resumo

Este estudo está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado: Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. O objetivo do estudo foi compreender a aprendizagem docente de acadêmicas em formação inicial. Utilizamos pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos de Connelly e Clandinin; Imbernón; Libâneo e Pimenta; Pimenta; e Nóvoa, para a construção e a análise dos achados da pesquisa. A metodologia adotada é qualitativa, de cunho narrativo sociocultural a partir das narrativas de acadêmicas em formação inicial. A categoria de análise produzida foi à aprendizagem da docência, que se constituiu por quatro dimensões norteadoras: a tomada de consciência, o inacabamento, a relação teoria e prática e a atividade de estudo. Estas dimensões proporcionaram a compreensão de recorrências significativas na trajetória formativa, que implicam na aprendizagem da docência das acadêmicas. Assim, reconhecemos a complexidade da aprendizagem de ser professor e que a aprendizagem na formação inicial se constitui a partir da tomada de consciência, do inacabamento, da busca da relação teoria e prática e da atividade de estudo, dimensões que caracterizam este processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-19
Como Citar
Bolzan, D. P. V., Wiebusch, A., & Baptaglin, L. A. (2014). Aprendizagem docente na formação inicial de acadêmicas do Curso de Pedagogia. Imagens Da Educação , 4(3), 62 - 72. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i3.24013
Seção
Ensino e Aprendizagem