Práticas pedagógicas e cultura escolar: um olhar por meio das festas e comemorações escolares

  • Celeida Maria Souza e Silva Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: Organização pedagógica, Currículo, Calendário escolar

Resumo

Neste texto apresentamos a história das práticas pedagógicas e da cultura escolar no Colégio Salesiano de Santa Teresa, por meio das festas, comemorações escolares e do culto cívico no  período em que a escola esteve conveniada com o Estado de Mato Grosso e, posteriormente,  Mato Grosso do Sul (1972-1987). Consideramos que no processo de organização e produção das festas há  uma seleção interessada e não neutra que ocasiona inclusão, exclusão e legitimação de certos grupos sociais e ideias. Desse modo, concebemos as festas como  um fato social, econômico e político que possibilitam um olhar histórico, a revisitação do passado, a construção de interpretações, explicações e o entendimento da escola por dentro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeida Maria Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco
Possui graduação em História (1990), especialização em História da América Latina(1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2009). É professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB). Foi membro da diretoria da Associação Nacional de História- ANPUH, seção de Mato Grosso do Sul (2010-2012).  É membro do Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul (FEEMS), vice-coordenadora da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e História, com ênfase em: História do Brasil,  História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira.
Publicado
2014-11-18
Como Citar
Souza e Silva, C. M. (2014). Práticas pedagógicas e cultura escolar: um olhar por meio das festas e comemorações escolares. Imagens Da Educação , 4(3), 25 - 36. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i3.24059
Seção
Ensino e Aprendizagem