A alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências naturais indígena do Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica no currículo real do Ensino de Ciências Naturais nos territórios etnoeducacionais da educação escolar indígena brasileira. A Alfabetização Científica e Tecnológica é uma das exigências para a cidadania neste século de globalização econômica, cultural, informacional e tecnológica. A metodologia utilizada foi qualitativa, combinada com observações participantes em 104 aulas de Ciências Naturais, desenvolvidas em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, em uma escola comunitária indígena da Bahia. Observou-se in loco que: a Alfabetização Científica e Tecnológica não foi inserida nas aulas; no Projeto Político Pedagógico da escola observada não constava o ensino das competências e habilidades básicas da Ciência e Tecnologia. Conclui-se que esta realidade pode estar ocorrendo em outras escolas indígenas do país, sinalizando que as orientações curriculares emanadas do Ministério da Educação não têm sido cumpridas no currículo real e que se faz necessário melhorar a formação do professor indígena em cursos de licenciatura intercultural específica.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).