A alfabetização e o alfabetizar
Resumo
Tomando a alfabetização como tema, o artigo adentra narrativas de sujeitos alfabetizados, de forma a conhecer mecanismos e tessituras impressas em alfabetização. Como auxílio à reflexão epistemológica, buscou-se interlocução junto às implicações filosóficas decorrentes da ciência moderna. Embora as recentes pesquisas em alfabetização não se enquadrem neste paradigma, foi a partir deste referencial que, em grande parte, seus resultados foram aplicados na escola. Como procedimento metodológico, foram realizadas entrevistas, acessando-se a memória através da escuta de narrativas. O resultado do estudo apontou que, quando indagados sobre sua alfabetização, os sujeitos buscaram referências no outro e nas dinâmicas que lhes foram direcionadas, desvelando que seu próprio aprender fora esquecido. Foi também notado que à alfabetização geralmente é atribuído um método, um currículo e uma avaliação, alimentando a ideia de que o ensinar ocorre por meio do repasse. Os achados reforçaram a crítica à perda de sentido quando a palavra é destituída do texto, além de terem sido encontradas bricolagens com métodos, realizadas pelos sujeitos, no esforço por tomar a alfabetização como uma prática pensada. Tudo isso confirma a influência do pensamento moderno junto à alfabetização, dificultando a percepção de que a complexidade dos processos cognitivos não coaduna com o mecanicismo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).