A alfabetização e o alfabetizar

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Ensino, aprendizagem, alfabetização, ciência moderna

Resumo

Tomando a alfabetização como tema, o artigo adentra narrativas de sujeitos alfabetizados, de forma a conhecer mecanismos e tessituras impressas em alfabetização. Como auxílio à reflexão epistemológica, buscou-se interlocução junto às implicações filosóficas decorrentes da ciência moderna. Embora as recentes pesquisas em alfabetização não se enquadrem neste paradigma, foi a partir deste referencial que, em grande parte, seus resultados foram aplicados na escola. Como procedimento metodológico, foram realizadas entrevistas, acessando-se a memória através da escuta de narrativas. O resultado do estudo apontou que, quando indagados sobre sua alfabetização, os sujeitos buscaram referências no outro e nas dinâmicas que lhes foram direcionadas, desvelando que seu próprio aprender fora esquecido. Foi também notado que à alfabetização geralmente é atribuído um método, um currículo e uma avaliação, alimentando a ideia de que o ensinar ocorre por meio do repasse. Os achados reforçaram a crítica à perda de sentido quando a palavra é destituída do texto, além de terem sido encontradas bricolagens com métodos, realizadas pelos sujeitos, no esforço por tomar a alfabetização como uma prática pensada. Tudo isso confirma a influência do pensamento moderno junto à alfabetização, dificultando a percepção de que a complexidade dos processos cognitivos não coaduna com o mecanicismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense
Licenciada em Letras pela UEMG, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela USP. Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve estudos em cotidiano escolar, formação de professores e alfabetização.
Publicado
2015-03-04
Como Citar
Lacerda, M. P. de. (2015). A alfabetização e o alfabetizar. Imagens Da Educação , 5(1), 46-56. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.24804
Seção
Ensino e Aprendizagem