Saberes tradicionais sobre plantas medicinais: interfaces com o ensino de botânica
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma intervenção pedagógica baseada no diálogo entre saberes tradicionais e científicos em sala de aula, objetivando investigar de que forma as plantas consideradas medicinais e comumente utilizadas pelos moradores da comunidade quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari/MS), podem contribuir para uma apropriação significativa de conteúdos de Botânica pelos alunos do ensino médio da escola da comunidade. Foram realizadas entrevistas e aplicados formulários junto aos moradores, permitindo diagnosticar suas práticas etnobotânicas. Assim, norteado por método etnográfico, investigou-se esses saberes locais e, posteriormente, por meio de pesquisa empírica de cunho qualitativo, foram transpostos para a sala de aula e comparados aos conteúdos de Botânica dos livros didáticos utilizados na escola. Baseando-se nos resultados dessas estratégias e em Mapas Conceituais fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, construídos pelos alunos sobre os conteúdos propostos, conclui-se que a aprendizagem foi satisfatória e significativa para a aprendizagem de Botânica.
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