A emergência e institucionalização de crianças e/ou adolescentes em vulnerabilidade social no Brasil
Resumo
O presente artigo foi elaborado com o objetivo de diagnosticar a emergência de uma camada específica da população brasileira nomeada como crianças e/ou adolescentes em vulnerabilidade social e a implementação de instituições destinadas a sua proteção, atendimento e assistência. O trabalho se fundamenta nas formulações de Michel Foucault, assumindo como metodologia algumas ferramentas da genealogia foucaultiana. Adotou-se como corpus de análise as legislações oficiais implementadas no país, as documentações infraconstitucionais, até chegar aos materiais que regulamentaram os núcleos de Atendimento Sócio Educativos em Meio Aberto (ASEMA) de Pelotas (RS), instituições que funcionaram como campo da pesquisa. Ao analisar esses documentos, percebe-se que a existência de crianças e/ou adolescentes em vulnerabilidade social é produzida por formações discursivas próprias que constituem esses indivíduos como vulneráveis sociais, tendo como efeito a implementação de instituições, destinadas a sua proteção e atendimento. Observa-se, assim, que tais acontecimentos atuam como biopolíticas, operadas no sentido de controlar determinada parcela da população e de gerenciar os riscos gerados por ela, buscando uma espécie de homeostase ou um equilíbrio global dos indivíduos e das populações em que estão inseridos.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 
							
			
		
			
			
				






1.png)
