Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação

  • João Carlos da Silva Unioeste
  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Igreja positivista, fontes, história da educação

Resumo

Discute as propostas educacionais do Apostolado Positivista do Brasil, entre 1870 e 1930. O acervo da Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, abriga um vasto acervo de documentos sobre a plataforma política de Miguel Lemos (1854-1917) e Teixeira Mendes (1855-1927), dirigentes do Apostolado Positivista. Seu conteúdo expressa uma perspectiva ortodoxa do positivismo. Neste estudo a metodologia adotada está alicerçada numa pesquisa histórica, sedimentada em fontes primárias impressas e publicadas pela Igreja Positivista do Brasil, como boletins e folhetos. O positivismo um dos fundamentos filosóficos do ideário republicano, atribuiu à educação, especialmente à escola, a função de instrumento de ação no processo de organização social e política do Brasil republicano.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, Unioeste
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Educação/UNICAMP. Membro do Grupo de pesquisa HISTEDBR, GT-Cascavel. Professor do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pos-graduação em educação/MestradoUNIOESTE, Cascavel,Pr.
José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); é Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações no campo de pesquisa referida, como: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).
Publicado
2015-11-12
Como Citar
Silva, J. C. da, & Lombardi, J. C. (2015). Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação. Imagens Da Educação , 5(3), 83-95. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.26005
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação