‛Proposições para o ensino do futuro’: contribuições de Pierre Bourdieu a uma ‘pedagogia racional’
Resumo
Este artigo apresenta algumas das contribuições de Pierre Bourdieu à constituição de uma possível ‘pedagogia racional’, expostas no documento Proposições para o ensino do futuro. As Proposições, relatório elaborado sob solicitação do governo francês em 1985, embora seja um documento fundamental de intervenção que contou com a participação de Bourdieu, é pouco explorado no Brasil. Coerente com suas críticas ao papel da escola de contribuição à reprodução da desigualdade social por meio da reprodução das desigualdades culturais, Bourdieu elencará, nas Proposições, uma série de sugestões de procedimentos pedagógicos mirando atenuar os efeitos dos processos de seleção e discriminação presentes na organização escolar e geradores de fracasso escolar dos alunos oriundos das classes populares. As indicações de ação pedagógica apontadas nas Proposições podem contribuir para uma postura mais atenta e democrática junto às práticas pedagógicas em voga no Brasil.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).