Políticas públicas para a juventude: algumas considerações

  • Michele Cristina Pedroso Cecarelli UNESP - Câmpus de Rio Claro
  • Leila Maria Ferreira Salles UNESP - Câmpus de Rio Claro
Palavras-chave: jovens, políticas sociais, exclusão

Resumo

Este trabalho teve como objetivo caracterizar as políticas públicas direcionadas aos jovens. Os imaginários construídos socialmente sobre jovens são bastante complexos, e ao mesmo tempo em que são considerados por alguns ‛problemas’ da sociedade, são considerados por outros como o ‛futuro’ da sociedade, indicando com isso que eles podem e devem impulsionar transformações positivas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à temática Juventude e Políticas Públicas. Neste levantamento e análise da bibliografia, procuramos identificar as concepções que embasam essas políticas públicas. Em geral, as políticas públicas estão direcionadas aos jovens pertencentes aos estratos socioeconômicos mais desfavorecidos da população, moradores na periferia urbana pobre. Os estudos apontam para uma visão negativa em relação a esses jovens considerados problemáticos e sujeitos a protagonizar condutas desviantes. O tema da exclusão social é comumente enfocado condizentemente às ações e programas governamentais que estão voltados a preparar o jovem para o seu futuro com o intuito de incluí-los socialmente. Estas políticas são direcionadas a um grupo específico de jovens – os pobres –, ou seja, é uma concepção de pobre que beira o preconceito, os jovens têm uma identidade pressuposta atribuída a eles. 

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Biografia do Autor

Michele Cristina Pedroso Cecarelli, UNESP - Câmpus de Rio Claro
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela mesma Universidade. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Araras, membro do grupo de pesquisa Jovens, Educação e Violência cadastrado no CNPQ,bolsista CNPq, Fapesp. Tem investigado a adolescência e a juventude na sociedade contemporânea, os processos de inserção social de jovens na comunidade, violência e educação. Possui vários trabalhos nesta temática apresentados e publicados em anais em congressos na área de educação.
Leila Maria Ferreira Salles, UNESP - Câmpus de Rio Claro
Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo, graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no exterior. Professora livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, UNESP/Rio Claro. Professora do mestrado em Desenvolvimento Regional, Faculdade ALFA/GO. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Suas investigações examinam a adolescência e a juventude na sociedade contemporânea, os processos de inserção social de jovens na comunidade, violência e educação. Investiga os processos educativos em periferias urbanas, com varias publicações nessa aérea. Orientadora de mestrado e doutorado. Bolsista Produtividade PQ2. 
Publicado
2016-09-16
Como Citar
Cecarelli, M. C. P., & Salles, L. M. F. (2016). Políticas públicas para a juventude: algumas considerações. Imagens Da Educação , 6(3), 23-36. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.31750
Seção
Políticas Públicas