FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Gestão escolar; Inclusão escolar; Formação do gestor.

Resumo

Este artigo tem como enfoque a inclusão escolar, como ensino e aprendizagem para todos os alunos da escola, evidenciando o papel do gestor escolar e sua formação para atuação. Objetivou-se identificar o papel de atuação do gestor escolar na escola inclusiva e levantar qual a formação indicada para essa prática, recorrendo da revisão bibliográfica e da técnica de revisão narrativa. Verificou-se que o papel desenvolvido pelo gestor escolar frente à inclusão na escola é de suma importância, destacando sua liderança, gestão de recursos, planejamento participativo e gestão do clima e cultura inclusivos. Os dados obtidos revelam a relevância de a formação, tanto inicial quanto continuada, abarcar alguns elementos básicos como: o reconhecimento da inclusão escolar como um direito, valorização da diversidade. Apontam ainda a existência de lacunas na formação inicial quanto a conteúdo específico referentes à inclusão e ao papel de líder do gestor na promoção de uma educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane Pelloso Molina Freitas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Professora Colaboradora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual no Norte do Paraná (UENP).

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Freitas, F. P. M., & Oliveira, J. P. de. (2021). FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Imagens Da Educação , 11(1), 133-155. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.50486
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional