FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS E A MATEMÁTICA INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Formação de professores indígenas; Matemática Intercultural; Educação Básica

Resumo

A formação em nível superior de docentes indígenas vem se constituindo como uma necessidade das escolas indígenas brasileiras a partir das mudanças ocorridas na política educacional, nos anos de 1990, com o estabelecimento da interculturalidade, do bilinguismo e as especificidades na/da educação escolar indígena. Com isso, verificam-se ações governamentais a partir da institucionalização de documentos orientadores, o que não tem sido suficiente para formar um número suficiente de docentes indígenas. Neste trabalho, objetivou-se discutir a legislação brasileira para a formação de professores indígenas, mais especificamente em Matemática, bem como a ação pedagógica com esta disciplina em escolas indígenas interculturais. A pesquisa se caracteriza como um ensaio teórico do tipo análise documental, acompanhada de relatos de estudantes indígenas como ilustração às discussões. Como resultados, é destacada a relevância da formação acadêmica visando à articulação de saberes indígenas aos conteúdos escolares para o fortalecimento de uma Matemática Intercultural nas escolas indígenas.

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Biografia do Autor

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Maria Simone Jacomini Novak, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Campus de Paranavaí).

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Associado do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Campus de Campo Mourão).

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Faustino, R. C., Novak, M. S. J., & Borges, F. A. (2022). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS E A MATEMÁTICA INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Imagens Da Educação , 12(2), 21-44. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56252
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores