TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE

UMA ANÁLISE SOBRE A CONDUTA DO PROFESSOR

Palavras-chave: Transtorno de oposição desafiante; condutas do professor; práticas educativas

Resumo

Analisamos as possíveis condutas do professor diante do transtorno de oposição desafiante (TOD). Participaram do estudo 17 professoras do Ensino Fundamental I de uma escola da rede particular da cidade de Campinas/SP. Para a coleta de dados foi elaborada uma história fictícia sobre uma criança que apresenta sintomas semelhantes ao TOD e questões relacionadas às possíveis condutas do professor. Os resultados evidenciaram que as condutas relatadas pelas professoras são em sua maioria menos assertivas. Foram identificadas concepções de que a culpa reside na família e sentimentos de falta de capacitação. Por outro lado, o estudo identificou que os professores acreditam que o trabalho deva ser realizado em parceria com a família. Os resultados são discutidos ressaltando a necessidade de diálogo constante entre a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Betânia Alves Veiga Dell'Agli, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE

Doutora em Educação pela Pela Universidade Estaduald de Campinas (UNICAMP). Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). Docente Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP/SP). 

Nathara Peruzzi de Canio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Especialização em Neuropsicologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia. Pedagoga pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (METROCAMP).

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

 

Priscila Bonato Galhardo, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Psicologia na Faculdade Lusófona de São Paulo (FL-SP) e de Medicina na Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua como psicóloga escolar e orientadora profissional no Colégio Português de São Paulo.

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Publicado
2023-04-02
Como Citar
Dell’Agli, B. A. V., Canio, N. P. de, Caetano, L. M., & Galhardo, P. B. (2023). TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE. Imagens Da Educação , 13(1), 15-32. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.58443
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores