INTERFACES ENTRE O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Palavras-chave: Currículo escolar; OCDE; Internacionalização.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as interfaces entre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a organização curricular da Educação Básica no Brasil. De natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de análise documental, com uso do acervo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Ministério da Educação (MEC), além de artigos científicos disponíveis no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As análises mostram que a nova organização curricular proposta para a Educação Básica no país é influenciada por mudanças em decorrência da participação brasileira no PISA. Observa-se também convergências entre a proposta internacional e a padronização do currículo da Educação Básica como mecanismo para atingir bons resultados educacionais pelos estudantes, sendo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, uma das evidências desse esforço e que possui marcas do modelo de governança transnacional e seu projeto de internacionalização das políticas curriculares para a Educação Básica.

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Biografia do Autor

Nemone Sousa Pessoa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da rede pública estadual de ensino do Piauí.

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (MPPP/UECE).

Eloisa Maia Vidal, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Pessoa, N. S., Pereira, K. R. C., Fialho, L. M. F., & Vidal, E. M. (2024). INTERFACES ENTRE O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Imagens Da Educação , 14(1), 37-59. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64272
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores