INTERFACES ENTRE O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Resumo
O artigo tem como objetivo identificar as interfaces entre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a organização curricular da Educação Básica no Brasil. De natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de análise documental, com uso do acervo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Ministério da Educação (MEC), além de artigos científicos disponíveis no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As análises mostram que a nova organização curricular proposta para a Educação Básica no país é influenciada por mudanças em decorrência da participação brasileira no PISA. Observa-se também convergências entre a proposta internacional e a padronização do currículo da Educação Básica como mecanismo para atingir bons resultados educacionais pelos estudantes, sendo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, uma das evidências desse esforço e que possui marcas do modelo de governança transnacional e seu projeto de internacionalização das políticas curriculares para a Educação Básica.
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