A TEORIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL
ESTRATÉGIAS ESCOLARES PARA ALUNOS COM TEA COM PROBLEMAS DE REATIVIDADE SENSORIAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar quais estratégias escolares norteadas pela Teoria da Integração Sensorial de Ayres podem oferecer suporte à aprendizagem e ao desempenho escolar de alunos com TEA com problemas de reatividade sensorial. Os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades de processamento sensorial que afetam o desenvolvimento, o engajamento escolar e a aprendizagem. A presença de disfunções sensoriais foi incluída entre os critérios diagnósticos do TEA apresentados pelo DSM-V, dada a sua prevalência e impacto na vida diária do indivíduo. Neste artigo, analisamos estudos que tratam dos principais transtornos de processamento sensorial encontrados em crianças com TEA e estratégias de integração sensorial, possíveis de serem adaptadas ao ambiente escolar, para auxiliar na regulação sensorial dessas crianças. A partir dessa pesquisa, constatamos que a Teoria de Integração Sensorial de Ayres pode contribuir para a melhora da modulação sensorial, com o desenvolvimento de habilidades, na aprendizagem e no desempenho escolar de alunos com TEA, além de ampliar as possibilidades de compreensão das crianças no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
Ayres, A. J. (2016). Sensory integration and learning disorders. Los Angeles, CA: Western Psychological Services.
Ayres, A. J. (2005). Sensory integration and the child: 25th Anniversary Edition. Los Angeles, CA: Western Psychological Services.
Bagatell, N., Mirigliani, G., Paterson, C., Reis, Y., & Lisa de, T. (2010). Effectiveness of therapy ball chairs on classroom participation in children with autism spectrum disorder. American Journal of Occupational Therapy, 64(6), 895–903. doi: 10.5014/ajot.2010.09149.
Cemark, S.A., & May-Benson, T.A. (2020). Praxis and Dispraxia. In: Bundy A.C.; Lane, S. J.; Murray, E. A. Sensory Integration: Theory and practice (p. 71-100). Philadelphia: F.A. Davis Company.
Dunbar, S. B., Hertel-Carr, J., Lieberman, H. A., Perez, B., & Ricks, K. (2012). A pilot study comparison of sensory integration treatment and integrated preschool activities for children with autism. Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice, 10(3), 1-8. doi: 10.46743/1540-580X/2012.1407.
Dziuk, M.A. Larson, J. C. G., Apósto, A., Mahone, E. M., Denkla M. B., & Mostofsky, S. H. (2007). Dyspraxia in autism: Association with motor, social, and communicative deficits. Developmental Medicine and Child Neurology, 49(10), 734-9. doi: 10.1111/j.1469-8749.2007.00734.x.
Kinnealey, M. Pfeiffer, B., Miller, J., Ruan, C., Shoener, R., & Elner, M. L. (2012). Effect of Classroom Modification on Attention and Engagement of Students With Autism or Dyspraxia. American Journal of Occupational Therapy, 66(5), 511-9. doi: 10.5014/ajot.2012.004010.
Kuhaneck, H. M.; & Kelleher, J. (2015). Development of the Classroom Sensory Environment Assessment (CSEA). American Journal of Occupational Therapy, 69(6), 1-9. doi: 10.5014/ajot.2015.019430.
Lane, S. (2002). Sensory Modulation Functions and Disorders. In: Bundy A C, Lane S J, Murray E A.: Sensory Integration: Theory and practice (p. 101-122). Philadelphia: F. A. Davis Company.
Lane, S. J., & Reynolds, S. (2020). Sensory Discrimination Functions and Disorders. In: Bundy A. C., Lane, S. J., Murray, E. A. Sensory Integration: Theory and practice (p. 3-33). Philadelphia: F. A. Davis Company, 2020.
Lin, C. L., Min, Y. F., Chou, L. W., Lin, & C. K. (2012). Effectiveness of sensory processing strategies on activity level in inclusive preschool classrooms. Neuropsychiatr Dis Treat. 8. p. 475–481. doi: 10.2147/NDT.S37146
Mallory, C., & Keehn, B. (2021). Implications of sensory processing and atencional differences associated with autism in academic settings: an integrative review. Frontiers in Psychiatry. 12. 2021. doi: 10.3389/fpsyt.2021.695825.
Mahler, K. (2015). Interocepção: os oito sistemas sensoriais. AAPC Publishing, Lenexa, Kansas.
Miller,, L. J., & Lane, S. J. (2000). Toward a consensus in terminology in sensory integration theory and practice: Part 1: Taxonomy of neurophysiological processes. Sensory Integration Special Interest Section Quarterly, 23, 1-4.
Momo, A.; & Silvestre, C. (2011). Integração Sensorial nos Transtornos do Espectro do Autismo. In: In: SCHWARTZMAN, J.S.; ARAÚJO, C.A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, p. 297-313.
Pfeiffer, B., Henry, A., Miller, S., & Witherell, S. (2008). Effectiveness of Disc ‘O’ Sit Cushions on Attention to Task in Second-Grade Students With Attention Difficulties. American Journal of Occupational Therapy, 62(3), 274-281. doi: 10.5014/ajot.62.3.274
Saulnier, C., Quirmbach, L., & Flin, A. (2011). Avaliação clínica de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. In: SCHWARTZMAN, J.S.; ARAÚJO, C.A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon. p.159 -172.
Schaaf, R.C.; & Mailloux, Z. (2015). Clinician`s guide for implementing Ayres Sensory Integration: promoting participation for children with Autism. USA: AOTA Press.
Schilling, D.L.; Schwartz, I.S. (2004). Alternative Seating for Young Children with Autism Spectrum Disorder: Effects on Classroom Behavior. J Autism Dev Disord, 34(4), 423–32. doi: 10.1023/b:jadd.0000037418.48587.f4.
Smith Roley, S., Mailloux, Z., Parham, L. D., Schaaf, R. C., Lane, C. J., & Cermak, S. (2015). Sensory integration and praxis patterns in children with autism. American Journal of Occupational Therapy, 69(1). doi: 10.5014/ajot.2015.012476.
Smith-Roley, S., Bissell, J., & Clark, G. J. F. (2015). Occupational therapy for children and youth using sensory integration theory and methods in school-based practice. The American Journal of Occupational Therapy, 69(1). doi: 10.5014/ajot.2015.696S04.
Tomcheck, S.D., & Dunn, W. (2007). Sensory processing in children with and without autism: a comparative study using the short sensory profile. American Journal of Occupational Therapy, 61(2), 190-200. doi: 10.5014/ajot.61.2.190.
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).