GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavras-chave: Estágio com pesquisa, Ensino remoto, Educação Física, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica que atende jovens e adultos a partir dos 14 anos de idade. Considerando que a EJA possui um público composto pela heterogeneidade das faixas etárias, aspectos culturais, entre outros fatores, há de se apontar novas e constantes contribuições, que diminuam lacunas na prática pedagógica existente, em sua sistematização e organização de conteúdos, dos componentes curriculares e, no nosso caso em especial, da Educação Física. A partir disso, esta pesquisa baseia-se em uma proposta de sequência de conteúdos da ginástica rítmica, com os fundamentos estabelecidos na BNCC/2017. O problema de estudo foi: Quais as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo ginástica rítmica na Educação de Jovens e adultos? Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta a ginástica rítmica como um conteúdo possível a ser ensinado, no formato remoto, nas aulas de Educação Física. Para isso, fez-se necessário um estudo de cunho qualitativo caracterizado como estágio com pesquisa. Com base nas discussões, reflexões e abstrações, é possível concluir que a ação de ensinar do professor depende de empenho para pesquisar, organizar, planejar, desenvolver e avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Mylena Leite Cardoso, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Professora de expressão corporal na Escola Alfa Londrina e instrutora cultural e pedagógica de projetos esportivos e culturais.

Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma , Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente Associada na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do Laboratório de Pesquisa em Educação Física Escolar (LaPEF). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEPEF).

José Augusto Victoria Palma , Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (LaPEF).

Referências

ANDRADE, Walquiria Batista de; PALMA, José Augusto Victória. A Educação Física e a Ginástica Rítmica: Possibilidades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. Monografia (Especialização em Educação Física na Educação Básica – CEFE - Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina-PR.
ANDRADE, Walquiria Batista de; AGUIAR, Andreo Fernando. Ginástica Rítmica para a promoção da saúde do idoso. Curitiba: CRV, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasilia, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
PALMA, Ângela P. T. Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. (Org.). Educação física e organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. 3. ed. Londrina: EDUEL, 2021.
SILVA, Edna Lúcia. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 3. ed. rev. atual.– Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Publicado
2025-04-26
Como Citar
Cardoso, H. M. L., Palma , Ângela P. T. V., & Palma , J. A. V. (2025). GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Imagens Da Educação , 15(1), 22-34. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i1.70381
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores