FRAGILIDADE AMBIENTAL E IMPACTOS EROSIVOS AO LONGO DO CÓRREGO MANDACARU NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ – PR

  • Alexandra Sigora Silva
  • Vitor Hugo Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Fragilidade ambiental, Impactos erosivos urbanos, Bacia hidrográfica

Resumo

 

Este trabalho visa contribuir para o estudo de fragilidade ambiental em bacias hidrográficas, levando em conta a necessidade do planejamento ambiental e territorial compreendendo os elementos atuantes no espaço de forma conjunta, possibilitando o diagnóstico dos problemas de fragilidade da paisagem e avaliando as suas potencialidades. Como objeto de estudo, selecionou-se a bacia do Córrego Mandacaru situada na cidade de Maringá, pois, devido ao processo de ocupação, esta área apresenta diversas fragilidades e impactos ambientais em virtude do desprovimento de planejamento ambiental e territorial de maneira adequada, onde o processo de urbanização vem avançando em sentido à área rural, promovendo grandes transformações na organização física e no seu comportamento. Dentro desta perspectiva, foi realizado o estudo através de mapeamentos empregando a metodologia proposta por Ross (1991), que consiste em estudos de fragilidade ambiental considerando a paisagem como um todo, levando-se em conta as unidades de paisagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Sigora Silva

[1]Licenciatura e bacharelado em Geografia (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Cursando pós-graduação lato sensu em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná – litoral UFPR LITORAL. Professora do quadro próprio do magistério – Estado Paraná. E-mail:alexandrasigora@yahoo.com.br . Telefone (041) 88409158.

Vitor Hugo Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, e atualmente cursa Mestrado em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Maringá- UEM. Integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (NEMO)- UEM. atua nos seguintes temas: geografia humana, mobilidade humana, mobilidade do trabalho, desenvolvimento regional, deriva urbana, dinâmica Populacional, redes urbanas.

Publicado
2010-12-07
Seção
Artigos