ESCALA DE MOHS: O GRAU DE DUREZA DOS MINERAIS DOS ESTOJOS DIDÁTICOS DO ACERVO DA SEGEP- SEÇÃO DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DA UEG/CCET

  • Josimelry Genini Vaz Graduanda em Química Licenciatura (UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas “Henrique Santillo”, Anápolis – GO)
  • Vandervilson Alves Carneiro UEG - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Minerais, Escala de dureza, Ciências, Kit escolar de minerais.

Resumo

Este trabalho propôs o uso de estojos didáticos de minerais classificados quanto à sua dureza conforme a Escala de Mohs para uso em espaço escolar. Os referidos estojos vão alicerçar e fomentar pedagogicamente o trabalho dos professores de Ciências do Ensino Básico conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre minerais e suas propriedades, seleção dos minerais junto ao acervo da SEGEP/UEG, catalogação e descrição dos minerais, confecção dos estojos didáticos e elaboração de fichas com 10 minerais: talco, gipsita, calcita, fluorita, apatita, ortoclásio, quartzo, topázio, coríndon e diamante. A análise dos minerais selecionados para compor os estojos didáticos foi adaptada dos manuais de Mineralogia, onde os estudos mineralógicos de Friedrich Mohs delineia o nome do mineral, a sua classificação quanto à Escala de Mohs e especifica o objeto que é possível riscá-lo. Os estojos didáticos são pequenos mostruários essenciais na educação geológica/mineralógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandervilson Alves Carneiro, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Geografia (IESA – Instituto de Estudos Socioambientais / UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia – GO) e Docente de Fundamentos de Geologia do Curso de Química Licenciatura (UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas “Henrique Santillo”, Anápolis – GO)

Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos