A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de estudos e fonte primária a Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo objetivo foi analisar a proposta deste documento para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar quais as possíveis implicações da formação pretendida, a partir das orientações para o ensino dessa disciplina, ao homem enquanto sujeito histórico e social. Buscou responder as seguintes problemáticas: Por que e Para que ensinar Geografia? O que propõem a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental I, em especial, no campo de competências, habilidades e avaliações para o ensino de Geografia? Essa proposta visa uma formação ou pseudoformação humana?. Como metodologia foi utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica e documental. O pressuposto teórico, parte da proposta que compreende a educação como um processo dialético, que conjuga os anseios e necessidades do homem concreto, real e situado historicamente, podendo ser um possível instrumento de transformação social,  cujo objetivo da escola se configura em promover o homem, ou seja, fazê-lo alcançar patamares cada vez mais complexos tornando-o capaz de intervir criticamente na sociedade, ampliando a autonomia, a comunicação e a colaboração entre os mesmos. Diante disso, foi necessário analisar qual o respaldo teórico do ensino de geografia proposto na BNCC, haja vista que sua elaboração tem por objetivo nortear os currículos da educação básica das instituições de ensino do país.

 

Palavras-chave: Educação; Emancipação; Sujeito Histórico Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane de Freitas Colombo Rosa, Universidade Estadual de Maringá
Estuda Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Estudou Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), e em Educação Infantil, Psicomotricidade e Alfabetização (2012), ambas pela FACULDADE ASTORGA. Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE PALAS ATENA (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Bonini de Astorga e professora na Faculdade Astorga - Faast no curso de licenciatura em Pedagogia das disciplinas de Pesquisa Pedagógica, Fundamentos, Métodos e Processos da Alfabetização, Conteúdos e Metodologias da História e Geografia e Didática.
Roseli Gall do Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá/ UEM e Doutora em Estudos Clássicos (Mundo Antigo) pela Universidade de Coimbra/ UC- Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é Professora da UTFPR-Campus Apucarana nos Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Têxtil . Foi Coordenadora Pedagógica Geral (2007-2011) da FAAST, Coordenadora da Pós-graduação em Educação (FAAST) e Professora da FAAST nos Cursos de Pedagogia e Administração de Empresas-Faculdade Astorga (2006-2011). Tem experiência na Área de Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Foi Assessora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga.
Plataforma Degóis. ORCID número 0000-0001-8742-871.

Publicado
2021-07-28
Seção
Artigos