A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Essa pesquisa teve como objeto de estudos e fonte primária a Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo objetivo foi analisar a proposta deste documento para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar quais as possíveis implicações da formação pretendida, a partir das orientações para o ensino dessa disciplina, ao homem enquanto sujeito histórico e social. Buscou responder as seguintes problemáticas: Por que e Para que ensinar Geografia? O que propõem a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental I, em especial, no campo de competências, habilidades e avaliações para o ensino de Geografia? Essa proposta visa uma formação ou pseudoformação humana?. Como metodologia foi utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica e documental. O pressuposto teórico, parte da proposta que compreende a educação como um processo dialético, que conjuga os anseios e necessidades do homem concreto, real e situado historicamente, podendo ser um possível instrumento de transformação social, cujo objetivo da escola se configura em promover o homem, ou seja, fazê-lo alcançar patamares cada vez mais complexos tornando-o capaz de intervir criticamente na sociedade, ampliando a autonomia, a comunicação e a colaboração entre os mesmos. Diante disso, foi necessário analisar qual o respaldo teórico do ensino de geografia proposto na BNCC, haja vista que sua elaboração tem por objetivo nortear os currículos da educação básica das instituições de ensino do país.
Palavras-chave: Educação; Emancipação; Sujeito Histórico Social.