A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Résumé

Essa pesquisa teve como objeto de estudos e fonte primária a Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo objetivo foi analisar a proposta deste documento para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar quais as possíveis implicações da formação pretendida, a partir das orientações para o ensino dessa disciplina, ao homem enquanto sujeito histórico e social. Buscou responder as seguintes problemáticas: Por que e Para que ensinar Geografia? O que propõem a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental I, em especial, no campo de competências, habilidades e avaliações para o ensino de Geografia? Essa proposta visa uma formação ou pseudoformação humana?. Como metodologia foi utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica e documental. O pressuposto teórico, parte da proposta que compreende a educação como um processo dialético, que conjuga os anseios e necessidades do homem concreto, real e situado historicamente, podendo ser um possível instrumento de transformação social,  cujo objetivo da escola se configura em promover o homem, ou seja, fazê-lo alcançar patamares cada vez mais complexos tornando-o capaz de intervir criticamente na sociedade, ampliando a autonomia, a comunicação e a colaboração entre os mesmos. Diante disso, foi necessário analisar qual o respaldo teórico do ensino de geografia proposto na BNCC, haja vista que sua elaboração tem por objetivo nortear os currículos da educação básica das instituições de ensino do país.

 

Palavras-chave: Educação; Emancipação; Sujeito Histórico Social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Dayane de Freitas Colombo Rosa, Universidade Estadual de Maringá
Estuda Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Estudou Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), e em Educação Infantil, Psicomotricidade e Alfabetização (2012), ambas pela FACULDADE ASTORGA. Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE PALAS ATENA (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Bonini de Astorga e professora na Faculdade Astorga - Faast no curso de licenciatura em Pedagogia das disciplinas de Pesquisa Pedagógica, Fundamentos, Métodos e Processos da Alfabetização, Conteúdos e Metodologias da História e Geografia e Didática.
Roseli Gall do Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá/ UEM e Doutora em Estudos Clássicos (Mundo Antigo) pela Universidade de Coimbra/ UC- Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é Professora da UTFPR-Campus Apucarana nos Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Têxtil . Foi Coordenadora Pedagógica Geral (2007-2011) da FAAST, Coordenadora da Pós-graduação em Educação (FAAST) e Professora da FAAST nos Cursos de Pedagogia e Administração de Empresas-Faculdade Astorga (2006-2011). Tem experiência na Área de Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Foi Assessora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga.
Plataforma Degóis. ORCID número 0000-0001-8742-871.

Publiée
2021-07-28
Rubrique
Artigos