USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ E O ENSINO REMOTO

  • Luciana Andrea Calvi Brito Brito UEM

Resumo

O tema deste artigo se refere às condições tecnológicas de Escolas Estaduais do Paraná antes da pandemia, bem como à realidade da aceitação destes novos meios por parte dos professores de Geografia e à adesão dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio ao processo de ensino remoto implementado pela Secretaria de Educação Estadual em tempos de pandemia. Para tal análise, foram aplicados questionários a gestores, professores e alunos de seis (6) Instituições Escolares no município de Maringá selecionadas para a pesquisa, levando-se em consideração aspectos econômicos e sociais diferentes, assim como sua localização dentro do espaço urbano. O propósito deste esforço de pesquisa foi diagnosticar o atual contexto educacional das escolas no tocante ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), realizar o levantamento de suas condições de acesso (Internet, computadores, equipamentos tecnológicos e midiáticos) e enumerar a adesão/participação dos alunos no ensino remoto. Além disso, a pesquisa se propôs a identificar as políticas públicas de implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas, relacionando-as ao processo de intensificação destas com o surgimento da pandemia e a suspensão das aulas presenciais.

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Publicado
2023-07-21
Seção
Artigos