EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

DESAFIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Ana Lúcia da Silva
  • Carlos Roberto Machado de Oliveira PPGEO/UFU

Resumo

RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que abarca aqueles que não tiveram oportunidade de concluir uma fase da vida escolar em tempo dito normal. Está dividida em três etapas, abrangendo Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Neste texto, será abordado os desafios quanto ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, com ênfase aqueles que envolvem diretamente o uso da Cartografia para estudantes da III etapa, que corresponde ao Ensino Médio. O interesse pelo tema está relacionado a nossa atuação há quase duas décadas nessa modalidade de ensino. Compreender os avanços e retrocessos quanto ao reconhecimento da EJA como modalidade da Educação Básica, enfatizando a criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) em 2004 e posterior extinção em 2019, reconhecer as dificuldades enfrentadas por alunos e professores para potencializar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos geográficos que envolvem diretamente a Cartografia são os objetivos deste estudo. Os procedimentos metodológicos adotados serão a pesquisa teórica acerca de autores e obras sobre ensino de Geografia e Cartografia na EJA bem como pesquisa documental para o levante de informações a respeito do tema. Será realizada a análise da matriz de competências e habilidades em Geografia para a III etapa utilizada pelas escolas da rede estadual de Goiás, que ofertam a EJA na modalidade presencial.

Palavras-chave: EJA. Ensino de Geografia. Cartografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva

Doutoranda do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia- UFU e Professora da
Educação Básica em Catalão (GO).

Publicado
2023-07-21
Seção
Artigos