REFLEXÃO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE UMBAÚBA-SE: EFEITOS SOCIAIS E AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DO NÃO-BRANCO
SOCIAL AND ENVIRONMENTAL EFFECTS OF NON-WHITE TRAINING
Resumo
A educação é um meio de construção de uma sociedade justa e igualitária. No entanto, é também um meio de manutenção do racismo estrutural e do status quo do colonizador na contemporaneidade. Por esse motivo, requer não apenas a autocrítica como olhares diversos e críticos sobre os processos formativos. Neste artigo, objetivou-se refletir sobre o racismo dentro do contexto escolar da rede municipal de educação do município sergipano de Umbaúba e como isso se reflete nos cenários trabalhista, religioso, social e ambiental dos discentes até mesmo quando se escolhe um animal de estimação. A metodologia empregada possuiu caráter exploratório, de natureza quali-quantitativo em que foi utilizado a revisão narrativa da literatura para o embasamento teórico do tema analisado e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários estruturados para a coleta de dados em escolas da rede pública de educação básica do município de Umbaúba-SE. Os resultados apontaram para a manutenção do racismo estrutural por meio da ação pedagógica no ambiente escolar de Umbaúba-SE, com reflexos na adoção de animais domésticos. Concluiu-se que, em Sergipe e em Umbaúba, a maioria da população se vê e se percebe como negra, parda e preta, sobre uma necropedagogia que tem se colocado como mantenedora do status quo do colonizador na contemporaneidade enquanto o negro aprende o básico para ser, como antes, apenas uma ferramenta do sistema produtivo.