REFLEXÃO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE UMBAÚBA-SE: EFEITOS SOCIAIS E AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DO NÃO-BRANCO

SOCIAL AND ENVIRONMENTAL EFFECTS OF NON-WHITE TRAINING

Résumé

A educação é um meio de construção de uma sociedade justa e igualitária. No entanto, é também um meio de manutenção do racismo estrutural e do status quo do colonizador na contemporaneidade. Por esse motivo, requer não apenas a autocrítica como olhares diversos e críticos sobre os processos formativos. Neste artigo, objetivou-se refletir sobre o racismo dentro do contexto escolar da rede municipal de educação do município sergipano de Umbaúba e como isso se reflete nos cenários trabalhista, religioso, social e ambiental dos discentes até mesmo quando se escolhe um animal de estimação. A metodologia empregada possuiu caráter exploratório, de natureza quali-quantitativo em que foi utilizado a revisão narrativa da literatura para o embasamento teórico do tema analisado e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários estruturados para a coleta de dados em escolas da rede pública de educação básica do município de Umbaúba-SE. Os resultados apontaram para a manutenção do racismo estrutural por meio da ação pedagógica no ambiente escolar de Umbaúba-SE, com reflexos na adoção de animais domésticos. Concluiu-se que, em Sergipe e em Umbaúba, a maioria da população se vê e se percebe como negra, parda e preta, sobre uma necropedagogia que tem se colocado como mantenedora do status quo do colonizador na contemporaneidade enquanto o negro aprende o básico para ser, como antes, apenas uma ferramenta do sistema produtivo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências Ambientais (IFBaiano), especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente (IFBaiano), Graduado em Administração (Unicesumar).

João Victor dos Reis Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Física (UFS).

Publiée
2025-07-14