A CULTURA POLONESA EM GUARANI DAS MISSÕES/RS: UMA PROPOSTA PARA A PRÁXIS EDUCACIONAL INTERATIVA EM SALA DE AULA

  • Aline Carlise Slodkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O olhar para a cultura, no cenário geográfico, constitui-se em uma das formas de interpretar a reorganização do espaço considerando a identidade de cada grupo social, suas crenças, concepções e valores que produzem e agregam singularidades únicas, as quais conferem, aos recortes espaciais, caráter peculiar de conotação cultural. Nesse sentido, o trabalho enfatiza questões relacionadas à imigração polonesa no Brasil, especificamente, o processo de formação do município de Guarani das Missões/RS cuja expressividade lhe confere o título de "Capital Polonesa dos Gaúchos". Com esse propósito procurou-se valorizar o espaço vivido pelos educandos selecionando-se, para estudo, a 5ª série da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora. Como objetivos a pesquisa teve como preocupação central analisar a influência da cultura polonesa na organização/reorganização espacial do município de Guarani das Missões através da elaboração de um CD ROM interativo, voltado para a práxis educativa. Quanto aos objetivos específicos esses se direcionaram para: (a) verificar o processo de colonização étnico-cultural polonês; (b) analisar a manifestação e/ou conservação da cultura polonesa através da materialização de seus códigos culturais e; (c) elaborar um CD ROM interativo enfatizando o processo de formação de Guarani das Missões, ressaltando seu potencial cultural e econômico. Metodologicamente, além do referencial teórico específico da temática em estudo, realizou-se a coleta das informações em fontes primárias e secundárias. O trabalho de campo e as práticas educativas contribuíram para se verificar o processo de ensino-aprendizagem mediado pela elaboração do CD interativo o qual fornece alternativa para a práxis educacional através de tecnologias interativas.     

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Aline Carlise Slodkowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria;

Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do sul

Publicado
2011-06-21
Sección
Artigos