ABORDAGEM QUALITATIVA NA PESQUISA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumo
A Geografia é uma ciência cujo principal objetivo é ler espacialmente a realidade e, a partir dessa leitura, utilizando das pesquisas e do seu corpo teórico, movimentar o conhecimento, contribuindo para a evolução da ciência geográfica e da sociedade. Pesquisar em Geografia pressupõe o domínio do método, das teorias, procedimentos buscando sempre um diálogo teórico-empírico. Assim, a trajetória do pesquisador, seu conhecimento acumulado, sua identidade são peças importantes e que definem, dão cor ao “olhar” que se lança sobre essa realidade. O artigo em questão discute os caminhos da abordagem qualitativa na pesquisa sobre educação no campo. É indiscutível a necessidade de ir além do simples diagnóstico dos problemas da educação no campo, analisando como os sujeitos da escola pensam os problemas, como a instituição escolar se coloca no desafio de educar os sujeitos do campo, observar o movimento da escola, o que está na essência dos problemas e apontar proposições. O artigo apresenta os desafios da pesquisa em educação, mais especificamente no ensino de Geografia, fruto das discussões feitas durante a construção da tese de doutorado sobre o conceito de lugar e o ensino de Geografia no campo em Catalão/GO. O objetivo é discutir a pesquisa qualitativa em educação e a metodologia utilizada para a confecção do artigo foi pesquisa bibliográfica sobre o tema trazendo algumas discussões sistematizadas na tese. As análises apontam a pesquisa qualitativa e participante como caminho para desvendar a essência do processo de ensino-aprendizagem de Geografia no campo.