JOVENS DO MEIO RURAL E A MODERNIDADE LÍQUIDA NA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL-BRASIL

  • Elsbeth Léia Spode Becker UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
  • Adriana Pisoni da Silva UNIFRA
  • Emiliana Nunes Santos UNIFRA

Resumen

A juventude rural é categoria socialmente construída que se caracteriza na transitoriedade inerente no processo cultural global, de modernidade para pós-modernidade e, ao mesmo tempo, incorpora um processo de transição cultural local, em que o rural, além de abastecer e complementar o urbano, recebe forte implicações culturais urbanas. A questão é como o jovem rural absorve e se organiza nesse contexto da modernidade líquida em que, segundo Bauman (2005, 2001, 2000, 1998) o desapego, a provisoriedade e o acelerado processo da individualização e de insegurança comandam as relações as relações humanas. Nesta pesquisa, objetivou-se caracterizar a pós-modernidade e identificar seu alcance no meio rural nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia utilizada constou de revisão bibliográfica para contextualizar a pós-modernidade ou a modernidade líquida. A partir dessa contextualização buscou-se reconhecer algumas características da modernidade líquida nos jovens do meio rural e elaborar o instrumento de pesquisa (questionário). Constatou-se que as redes sociais são responsáveis pela dinamização de linguagens e modismos universais e impulsionam para o consumismo e para a fluidez e a inconstância das relações humanas na juventude rural. No entanto, o jovem mostrou-se sujeito de ambiguidade: cultiva forte sentimento de pertencimento ao lugar e à família e, ao mesmo tempo, sente-se impulsionado pela tecnologia do dinheiro e da lógica do mercado. Estas indicações inferem o fortalecimento de uma “cultura individualista”, de consumismo e de insegurança nos jovens do meio rural.

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Biografía del autor/a

Elsbeth Léia Spode Becker, UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
Professora adjunta na área de Ciências Humanas
Adriana Pisoni da Silva, UNIFRA
Professora assistente da Área de Ciências  Sociais Aplicadas
Emiliana Nunes Santos, UNIFRA
Acadêmica Curso de Geografia
Publicado
2013-12-14
Sección
Artigos