MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO AGRO BRASILEIRO: TRAJETÓRIA, CONTRADIÇÕES E ALTERNATIVAS

  • Luís Felipe Perdigão Castro UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC), Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC).

Resumen

O presente artigo debate a ideia demodernização no meio rural, focando sobre o significado da “Revolução Verde”, enquanto projeto conservador de determinadas estruturas socioagrárias na América Latina e, mais especialmente, no Brasil. O pano de fundo é a discussão sobre as possibilidades, contradições e alternativas desse projeto frente às cosmovisões da agricultura familiar. Assim, através de dados bibliográficos,caracteriza-se a agricultura familiar enquanto “conceito-síntese” (SAUER, 2010), capaz de evidenciar processos mais gerais de rupturas e continuidades no desenvolvimento rural e nacional. O objetivo é discutir, histórica e culturalmente, as formas de agir e viver da categoria social, buscando na perspectiva de seus valores um potencial de desenvolvimento agrícola que ultrapasse o binômio capital-terra.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luís Felipe Perdigão Castro, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC), Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC).
Doutorando em Ciências Sociais, pelo Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB), da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e mestrado em Agronegócios pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste e das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Ex-assessor de Juiz de Direito, da comarca de Luziânia, com atuação na área cível, fazenda pública estadual, infância e juventude. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Agronegócio e Agricultura Familiar, bem como na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Agrário.
Publicado
2017-08-03
Sección
Artigos