O AGRONEGÓCIO EM NOVA MUTUM– MT

A MOBILIDADE DO TRABALHO E OS REFLEXOS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

  • Swelington de Lima Fonseca SEDUC - MT
  • Ruhan Rodys Beiler SEDUC - MT
  • Vitor Hugo Ribeiro Seduc - MT

Resumo

Esse artigo buscou analisar a produção do espaço geográfico de Nova Mutum - MT à luz do processo de expansão do agronegócio no Norte do Estado do Mato Grosso, e em função dos movimentos populacionais motivados pelas instalações das agroindústrias, frigoríficos e dentre outras atividades oriundas do campo e da cidade. A dinâmica das relações hegemônicas que estão às voltas das políticas públicas nacionais direcionadas para a expansão dos grãos, além do papel do Brasil na organização mundial do comércio como grande exportador de commodities agrícolas tem refletido de forma significativa no espaço geográfico em questão, especialmente após os anos 2000. A malha urbana cresceu, as atividades comerciais expandiram-se, o meio rural reestruturou-se produtivamente, modernizando-se, e isso intensificou as migrações de uma força de trabalho, sobretudo de população advinda das regiões Norte e Nordeste do Brasil.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Swelington de Lima Fonseca, SEDUC - MT

Graduado em Geografia pela UEG, campus Itapuranga - GO. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, SEDUC - MT.

Ruhan Rodys Beiler, SEDUC - MT

Mestrando em Geografia pela UNESP, Rio Claro. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, SEDUC - MT.

Vitor Hugo Ribeiro, Seduc - MT

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá- PGE/UEM e integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (NEMO). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, SEDUC - MT, e da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC, de Nova Mutum - MT.

Publicado
2019-12-28
Seção
Artigos