PENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS CIDADES PEQUENAS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS URBANAS
PROPOSTA DE UM MATERIAL DIDÁTICO CONSIDERANDO AS REALIDADES LOCAIS DE SARANDI/PR
Resumen
Este trabalho parte da constatação da insuficiência das bases curriculares quanto às demandas do ensino-aprendizagem em cidades pequenas, destacando o caso da cidade de Sarandi/PR e propondo materiais didáticos específicos para as realidades locais. Com isso o objetivo é de favorecer a criticidade dos estudantes trazendo elementos sobre o lugar onde vivem para as aulas e fazer com que se tornem mais participativos nas discussões no âmbito local. Consideramos, para tanto, as dinâmicas educacionais já existentes e que são parte do trabalho em sala de aula. Nossos resultados foram extraídos a partir de entrevistas realizadas com os docentes da cidade de Sarandi/PR, visando compreender como as questões locais, e sobretudo as questões urbanas, aparecem em sala de aula. Por fim, dados secundários já existentes ou produzidos no decorrer da pesquisa, tendo em vista que não eram fornecidos. Foram desenvolvidos, desta forma, um infográfico sobre a formação socioespacial com enfoque no local e dois gráficos que enfatizam as estruturas presentes na cidade, além de outros materiais complementares que respondem às demandas. Ao mostrar os produtos que assumidamente poderiam contribuir para o Ensino de Geografia neste contexto específico, discutiu-se que as cidades pequenas necessitam destes materiais didáticos com enfoque no local e, também, que tragam as experiências cotidianas dos alunos para o debate, já que esse fator abre a possibilidade de um aprofundamento na própria sistematização do conhecimento de Geografia.