PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ADÉLIA BRASIL FEIJÓ SOB OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E A INTERAÇÃO HOMEM/NATUREZA NA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Resumen

O presente artigo traz uma experiência vivenciada pelos alunos do ensino médio da escola pública de ensino integral Adélia Brasil Feijó, localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, durante as aulas de ciências humanas: Geografia e História. Justifica-se este estudo por tratar sobre a apropriação da temática e assim despertar no aluno a importância da preservação dos sítios arqueológicos. O objetivo do presente estudo é conhecer os sítios arqueológicos e a importância desses ambientes no contexto cultural, econômico e social. A metodologia adotada, primeiramente, investigação dos conhecimentos prévios dos discentes, em seguida as pesquisas bibliográficas sobre os principais sítios arqueológicos do Brasil, discussão de textos, artefatos, pinturas rupestres e reportagens encontradas. Na sequência os alunos produziram maquetes, folders, cartazes e reprodução das pinturas rupestres. Por fim, a socialização do conhecimento com as turmas envolvidas. Os resultados deste estudo demonstram uma dose de contribuição na formação e reconhecimento por parte do alunado em relação ao patrimônio histórico/cultural brasileiro.

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Publicado
2025-07-14