Cidades: Breves discussões teóricas sobre seus contextos sociais, educativos e ambientais

  • Valeriê Cardoso Machado Instituto Federal Goiano

Résumé

Este artigo pretende fazer uma discussão teórica sobre os efeitos da globalização e da modernidade nas áreas urbanas sob diferentes aspectos: sociais, educativos e ambientais. As discussões teóricas se pautam no modelo de sociedade originado da globalização, modelo este, baseado no consumo de mercadorias e de espaços urbanos. Esses diversos consumos levam as pessoas a tornarem-se consumidores de ilusões, as ruas uma vitrine e a mercadoria espetáculo. Quando isso ocorre em áreas urbanizadas, acontece uma constante mudança de valores onde o ter é expressamente mais importante que o ser, levando à sociedade entrar em crises culturais e de identidade favorecendo os conflitos, a exclusão e o preconceito. Com base nessas questões e entendendo que o consumo dos espaços urbanos são diferenciados de acordo com a classe social da população, percebe-se que os problemas ambientais afetam sobremaneira as áreas de periferia, onde a população pobre foi excluída. Contudo, são evidentes que nas áreas mais nobres, onde os ricos se auto-segregam também existem  problemas ambientais, no entanto, são mascarados, camuflados para a beleza artificial da imagem, a qual se tornando espetáculo transforma os habitantes em consumidores de ilusão. Frente a essas afirmações concebe-se o papel fundamental das cidades no processo de ensino-aprendizagem, pois as áreas urbanas além de possuir mecanismos que educam (símbolos, sinais, legislação, espacialidade, etc.) podem se tornar objetos de estudo e fazer parte de conteúdos escolares, especialmente da Geografia. Através do esclarecimento do potencial educativo das cidades, este trabalho fará, de forma sucinta, uma relação teórica com o Projeto Educativo de Cidade proposto pela cidade de Barcelona, na Espanha, e com teorias de cidades educadoras propostas por cientistas brasileiros com vistas à construção de cidadania.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Valeriê Cardoso Machado, Instituto Federal Goiano
Professora de Geografia do Instituto Federal Goiano campus Morrinhos/GO e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.
Publiée
2009-12-01
Rubrique
Artigos