A PAISAGEM GEOGRÁFICA NO CINEMA
Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de interação entre as diversas áreas do conhecimento científico com a expressão artística; em especial, as relações e aproximações existentes entre o discurso geográfico e a linguagem cinematográfica. O estudo e uso de filmes pela ciência geográfica pode promover uma avaliação mútua e contínua de conceitos, conhecimentos e disciplinas, além de estabelecer e ampliar o diálogo entre o discurso racionalista científico e o discurso artístico. No caso da Geografia, as imagens cinematográficas nos permite outros olhares de questões que viabilizam uma leitura da paisagem; que não é restrita para uma visão panorâmica imediata. A paisagem no filme é trabalhada a partir de um conjunto de imagens temporais dispostos para criar uma história, um sentido de organização das ações humanas sobre o espaço, o espaço geográfico. É essencial interpretar, classificar e dar sentido / significado às imagens. Na verdade a leitura / interpretação das imagens nos permitem compreender o conteúdo paisagístico da organização sócio-espacial da sociedade atual. No entanto, seu uso e análise requer um professor preparado que tenha o conhecimento prévio dos elementos que compõem esta linguagem, de modo que uma melhor aplicação e uso desta diversidade possam ser devidamente promovidos. Assim, estabelecer um intercâmbio com as artes e fazer suas análises podem enriquecer e aproximar o pensamento geográfico das condições concretas em que vivem os homens.