CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/RURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ

  • Mendel Cesar Oliveira Aleluia

Résumé

A intensificação nas últimas décadas do processo de urbanização confere contornos diferentes na relação entre campo e cidade, com esta última possuindo destaque cada vez mais amplo. O objetivo deste trabalho é verificar como o campo é concebido e representado por estudantes de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Em um dos maiores núcleos urbanos do país, são encontradas dificuldades em apresentar visões de mundo que mostrem o campo e as espacialidades rurais enquanto áreas com dinâmica própria em termos de presença e ação humana. A ferramenta escolhida para avaliar as concepções dos alunos do 7º ano do ensino fundamental foi o uso de desenhos em que se solicitou representações de como estes imaginavam o campo ou o meio rural em contraposição a visão que possuem sobre a cidade. Após a realização da atividade ficou claro para nós a necessidade de  ampliar no contexto da escola o debate sobre o campo, bem como a sua relação com a cidade. Em termos de ensino de Geografia uma saída possível é a rediscussão e a revalorização do conceito de paisagem.    

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Mendel Cesar Oliveira Aleluia

Cursando doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo.

Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

Professor Substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / FEBF

Professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro

Publiée
2011-06-21
Rubrique
Artigos