CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/RURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ
Résumé
A intensificação nas últimas décadas do processo de urbanização confere contornos diferentes na relação entre campo e cidade, com esta última possuindo destaque cada vez mais amplo. O objetivo deste trabalho é verificar como o campo é concebido e representado por estudantes de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Em um dos maiores núcleos urbanos do país, são encontradas dificuldades em apresentar visões de mundo que mostrem o campo e as espacialidades rurais enquanto áreas com dinâmica própria em termos de presença e ação humana. A ferramenta escolhida para avaliar as concepções dos alunos do 7º ano do ensino fundamental foi o uso de desenhos em que se solicitou representações de como estes imaginavam o campo ou o meio rural em contraposição a visão que possuem sobre a cidade. Após a realização da atividade ficou claro para nós a necessidade de ampliar no contexto da escola o debate sobre o campo, bem como a sua relação com a cidade. Em termos de ensino de Geografia uma saída possível é a rediscussão e a revalorização do conceito de paisagem.