UM ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DA ZONA RURAL E SUA FORMAÇÃO

  • Lúcia Gracia Ferreira UFSCar
  • Maria das Graças Porto Pires UESB
  • Daniela Soares Ferreira UESB
  • Klébia Cordeiro Dias UESB
  • Háylla Silva Macedo Farias UESB

Resumen

Este artigo teve a finalidade de analisar a formação inicial e a situação atual dos professores da zona rural de um município X, na Bahia. Para o levantamento dos dados na realização dessa pesquisa, foram utilizados os questionários, análise documental e a observação dos encontros realizados quinzenalmente. Constatou-se que a maioria dos professores da zona rural não tem a formação inicial mínima para ensinar e que raramente continuam a estudar; a formação continuada também é escassa; que tem pouco conhecimento pedagógico do contexto onde atuam profissionalmente e não aproveitam a experiência para produzirem novos conhecimentos. Assim, investir na formação inicial e continuada dos professores da zona rural torna-se necessário diante dos resultados obtidos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lúcia Gracia Ferreira, UFSCar
Pedagoga pela UESB/Itapetinga. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela UESB/ Vit. da Conquista. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.
Maria das Graças Porto Pires, UESB
Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Campus de Vitória da Conquista.
Daniela Soares Ferreira, UESB
Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto Segmento de Educação.
Klébia Cordeiro Dias, UESB

Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Campus de Itapetinga.

Háylla Silva Macedo Farias, UESB
Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto Segmento de Educação.
Publicado
2011-12-16
Sección
Artigos