EDUCAÇÃO E ESCOLA E A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Estadual de Maringá
  • Letícia Pereira Dias Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP).
  • Rafaela De Angelis Barros UEM
Palavras-chave: Trajetória, Educação de Jovens e Adultos, Capitalismo Neoliberal

Resumo

Esta pesquisa percorre a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil buscando compreender, dentro da lógica do capitalismo neoliberal, os grandes desafios e perspectivas desta modalidade de ensino. A partir de revisão de literatura constatou-se que as diversas dimensões da educação, devido a diferenciação de classes, se produzem dentro de contradições e conflitos, que assumem especificidades nas formações histórico-sociais, de acordo com a evolução científico-técnica dos intrumentos de produção, e ainda que o significado da alfabetização na EJA vai muito além da compreensão de signos linguísticos, tornando-se uma perspectiva de mudança e transformação de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia: Geografia física e humana
Letícia Pereira Dias, Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP).
Pedagogia
Rafaela De Angelis Barros, UEM
Mestre em Engenharia Urbana e Doutoranda em Geografia UEM
Publicado
2013-12-14
Seção
Artigos