O AVANÇO DOS “EUCALIPTAIS”: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TERRITÓRIOS CAMPONESES NO LESTE MARANHENSE

  • Adielson Correia Botelho Universidade Federal do Maranhão
  • Juscinaldo Goes ALMEIDA Universidade Federal do Maranhão
  • Maria da Glória Rocha Ferreira Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Eucalipto, Campesinato, Impactos socioambientais, Mesorregião Leste Maranhense

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos socioambientais decorrentes da instalação de grupos empresariais voltados para o agronegócio da silvicultura na Mesorregião Leste Maranhense, bem como pensar as transformações socioculturais e ambientais que ocorrem nos territórios camponeses. Para a construção do trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em livros, teses, dissertações, trabalhos acadêmicos e sites especializados. Para a efetivação do conhecimento dos aspectos empíricos da área de estudo, foram realizados trabalhos de campo, a fim de conhecer os impactos causados pela expansão dos plantios de eucalipto, bem como suas implicações sobre os territórios dos agricultores familiares, sua história, sua cultura, nos aspectos socioeconômicos e recursos naturais da área. Consideramos também os modos de vida e as suas variações a partir das características da região, das comunidades tradicionais e suas produções específicas. No campo nos aproximamos das comunidades rurais, das suas formas e conteúdos socioculturais e também analisamos as territorialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adielson Correia Botelho, Universidade Federal do Maranhão
Acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista do Conselho Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Voluntário de Iniciação Científica/PIBIC. membro do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos - GERUR.
Juscinaldo Goes ALMEIDA, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista de Iniciação Cientifica - PIBIC/FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos - GERUR/UFMA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Questões Agrárias - NERA/UFMA.

Maria da Glória Rocha Ferreira, Universidade Federal do Maranhão
Professora Doutora do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão
Publicado
2012-12-20
Seção
Artigos