A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE AMÉRICA LATINA

DESVENDANDO UMA IDENTIDADE

Résumé

O objetivo desse artigo foi investigar como surgiu o conceito de América Latina, na tentativa de refletir sobre a construção de sua identidade, e qual a influência dessa identidade na formação educacional e cultural, a partir do entendimento de Hall (2006) de que a mesma é formada na interação entre o eu e a sociedade, ou seja, pelo processo de inculturação, de ensino dos valores e costumes de determinado povo. A identidade latina ainda é um tema em construção, nesse sentido foram discutidos os autores Ardao (1978), Souza (2011), Mignolo (2007) Quental (2012); Quijano (2012); Gavião (2013) e Hall (2006). Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em uma abordagem dialética, tendo a análise histórica como eixo norteador. O ponto de partida foi que o conceito América Latina se desenvolveu no interior do sistema social europeu desde os tempos de colonização. Nesse sentido traz consigo um herança identitária por vezes carregada de adjetivos negativos o que justifica a aceitação de valores, ideias, sentimentos e atitudes eurocêntricas. A análise histórica possibilitou a compreensão de que se faz necessário fomentar o estudo da história da América Latina e o domínio do conhecimento de suas origens, o que justifica a identidade de um povo resistente, guerreiro que representa a unificação das diferenças.

 

Palavras-chave: América latina; História; Identidade.

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Bibliographies de l'auteur

Dayane de Freitas Colombo Rosa, Universidade Estadual de Maringá
Estuda Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Estudou Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), e em Educação Infantil, Psicomotricidade e Alfabetização (2012), ambas pela FACULDADE ASTORGA. Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE PALAS ATENA (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Bonini de Astorga e professora na Faculdade Astorga - Faast no curso de licenciatura em Pedagogia das disciplinas de Pesquisa Pedagógica, Fundamentos, Métodos e Processos da Alfabetização, Conteúdos e Metodologias da História e Geografia e Didática.
Roseli Gall do Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá/ UEM e Doutora em Estudos Clássicos (Mundo Antigo) pela Universidade de Coimbra/ UC- Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é Professora da UTFPR-Campus Apucarana nos Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Têxtil . Foi Coordenadora Pedagógica Geral (2007-2011) da FAAST, Coordenadora da Pós-graduação em Educação (FAAST) e Professora da FAAST nos Cursos de Pedagogia e Administração de Empresas-Faculdade Astorga (2006-2011). Tem experiência na Área de Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Foi Assessora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação de Astorga.
Plataforma Degóis. ORCID número 0000-0001-8742-871.

José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1985), Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1988), Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Doutorado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sêneca, Santo Agostinho, Cristianismo e Helenismo.

Publiée
2021-01-21
Rubrique
Artigos