OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO: UM PROCESSO SOCIOCULTURAL
Resumen
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada com estudantes universitários do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas de uma universidade pública do estado da Bahia. A pesquisa tinha por objetivo investigar como esses estudantes compreendiam o processo de letramento. Percebemos essa investigação como um elemento importante tendo em vista a relevância de uma formação de professores alicerçada em pressupostos críticos e reflexivos. Em sua estruturação, o trabalho apresenta uma breve descrição das diferentes concepções de letramento e sua vinculação com contexto social, cultural e histórico de uma determinada sociedade. A efeito, partimos da seguinte questão: O que os estudantes do curso de letras vernáculas compreendem por letramento? Com vista em responder a tal questionamento, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo da Bardin com o auxílio do software Orange Canvas na versão 3.33.0. Os resultados alcançados nos permitem constatar que os participantes da pesquisa apresentam uma concepção de letramento que se vincula a perspectiva de letramento ideológico. Dentre os principais autoras e autores que compõem o referencial teórico de nossa análise e reflexão são citadas e citados: Janks (2016; 2018); Kleiman (1995); Pereira (2014); (2013); Street (2014); Soares (2019); Freire (2019a; 2019b;).
Palavras-chave: Letramento. Estudantes de letras vernáculas. Análise de conteúdo.