A AULA DE CAMPO NA LICENCIATURA DE GEOGRAFIA: REFLEXÃO A PARTIR DA AULA REALIZADA NOS SERTÕES DO CEARÁ E PERNAMBUCO
Resumo
RESUMO: A aula de campo na Graduação de Geografia é uma metodologia de grande relevância, pois aproxima teoria e prática. As disciplinas que se utilizam dela encontram uma forma de instigar e motivar os alunos no melhor entendimento dos conceitos vistos em sala de aula. Desse modo, o presente trabalho objetiva demonstrar a importância da aula de campo, a partir da disciplina Domínios de Paisagens Brasileiras, ofertada no Curso de Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). O trabalho seguiu as etapas realizadas na disciplina já mencionada, a saber: i) o levantamento bibliográfico (pré-campo), ii) produção de caderno de campo (durante o campo) e, iii) apresentação dos resultados da aula de campo (pós-campo). Ao longo da aula em campo foi possível discutir diversas temáticas relacionadas aos aspectos físicos debatidas anteriormente em sala de aula como: geomorfologia, geologia, vegetação, clima/microclima e solos, nas características gerais e locais. Desse modo conclui-se que a aula de campo foi um complemento prático importante para entendimento dos conteúdos vistos em sala.