A EVOLUÇÃO DA AVICULTURA INDUSTRIAL BRASILEIRA E SEUS EFEITOS TERRITORIAIS.

  • Diane Belusso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Antonio Nivaldo Hespanhol Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Resumen

A avicultura industrial brasileira foi consolidada como um segmento moderno fortemente estimulado por políticas públicas, principalmente a partir dos anos de 1970, quando se iniciaram as exportações brasileiras de carne de frango. No início do século XXI o Brasil se tornou um dos maiores exportadores mundiais. Analisar a avicultura industrial brasileira e apresentar as redefinições comerciais e produtivas no segmento de carnes de frango foi o principal objetivo, na busca de resultados sobre os efeitos territoriais da avicultura industrial no que tange a localização das plantas agroindustriais e a seletividade e manutenção dos agricultores. Maior ênfase foi dada à Mesorregião Oeste Paranaense, onde se registrou o crescimento do efetivo de aves e a entrada das cooperativas agrícolas neste segmento produtivo, sobretudo na primeira década do século XXI. Verifica-se a difusão de um modelo de integração baseado em maior capacidade financeira e elevado nível de capitalização por parte dos produtores de frangos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Diane Belusso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Antonio Nivaldo Hespanhol, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Docente do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Presidente Prudente.
Publicado
2010-07-09
Sección
Artigos