CONSUMO E DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MERCADO DE MODA AFRO-BRASILEIRA

  • Patricia Helena Campestrini Harger Universidade Tecnologica Federal do Paraná - Apucarana

Résumé

Esse trabalho contém uma reflexão sobre o consumo de moda afro-brasileira e as principais dificuldades encontradas ao inserir seus produtos no mercado. Tem por objetivo levantar questões a respeito dos entraves encontrados por marcas e estilistas que trabalham no desenvolvimento da moda afro-brasileira, o que denota uma relativa discriminação étnico-racial. Para tanto, realizou-se um breve resgate de como se deu a inserção dos negros na sociedade brasileira, bem como uma pesquisa de campo com produtores de moda que possuem relevância no cenário nacional. Assim, foi possível constatar algumas dificuldades que estes profissionais e suas marcas têm de crescimento econômico e de visibilidade ao se posicionarem como moda afro-brasileira. Também foi possível identificar que essa é uma moda para todos e não somente destinada à população negra.

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Biographie de l'auteur

Patricia Helena Campestrini Harger, Universidade Tecnologica Federal do Paraná - Apucarana

Docente do curso de design de moda da UTFPR

Mestre em Ciencias Sociais-UEM

Doutoranda em Historia-UEM

Publiée
2016-12-31
Rubrique
Artigos